sexta-feira, 27 de junho de 2008

Por Dentro do Inferno - parte 2

II. Soberania, Justiça Divinas e Lei da Semeadura
"Carlos" enviou algumas perguntas para mim quanto à natureza do inferno. Procurarei respondê-las de acordo com meu pouco conhecimento sobre o assunto.

1."Como Deus pode dizer amar os inimigos e dizer que irão queimar no fogo eterno?"O Senhor Jesus afirmou: "Amai vossos inimigos...".
"Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus" ( Sl 9.17). Entre a primeira declaração e a segunda, existe um grande abismo.
Entretanto não há contradição alguma.
Todo o ímpio será destruido, ou seja "arruinado" por Deus: "O SENHOR guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos" (Sl 145.20).
Por outro lado Jeová afirmou: "...se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniqüidade..." (Ez 2.19).
Entra em cena a questão da Soberania de Deus, Justiça Divina e a Lei da retribuição.
Como diz Gálatas 6.7: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará".

2. "Como pode Deus tratar com justiça Adolf Hitler e um ladrão de galinhas, se ambos vão para o tormento eterno?"
Idem o item 1.
Quero acrescentar que o conceito de pecado para Deus não é tão relativo como muitas vezes é para nós.
Em Tiago 4.17 encontramos uma exelente definição de pecado: "...aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado".
É claro que não é a mesma coisa os atos cometidos por Adolf Hitler e um ladrão de galinhas, mas para Deus "Toda injustiça é pecado..." (1 Jo 5.17) por que "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio" (1 Jo 3.8).
Se vivermos na prática do pecado seremos destruidos, não importando qual pecado tenhamos cometido pois "Toda injustiça é pecado...".

III. LOCALIZAÇÃO DO INFERNO

3. "Onde se localiza o inferno atualmente".

a). Essa é uma pergunta bem interessante pois se o inferno é um lugar, onde se localiza?

Interessante, também, é falarmos do céu como um lugar que está logo ali na esquina.
Salomão reconheceu que os céus não poderiam conter Deus, mas ainda assim, "paradoxalmente", o céu é o lugar da habitação de Deus (1 Reis 8:27-30).
As Escrituras mostram que Deus, embora esteja em todo o lugar, escolheu habitar, especialmente, no céu (ou talvez devamos dizer que os humanos têm usado a palavra céu para se referir ao reino divino)?
É claro que, sendo Deus espírito, as palavras que sugerem distância e espaço podem ser usadas apenas metaforicamente.
O céu não é em cima nem em baixo, nem no oriente nem no ocidente.
Não podemos localizar o céu em um mapa tridimensional de galáxias.
As nossas palavras não fazem justiça às realidades espirituais.
Tomemos como exemplo o trio do amor, alegria e paz.

O amor de Cristo excede todo o conhecimento (Efésios 3:19).
Deus dá-nos uma alegria inexprimível (1 Pedro 1:8). A Sua paz transcende todo o entendimento (Filipenses 4:7).

b). Se não conseguimos localizar o "céu" como podería-mos localizar o inferno em um mapa, talvez, no universo?
Poderia aqui enumerar as muitas teorias que procuram explicar a existência ou a localização de um inferno real e tangível.
Não farei isso, entretanto, por tratar-se apenas de especulaçôes que mais complicam que explicam a temática "localização do céu e inferno".
As palavras falham quando queremos discutir estas realidades espirituais.
Se nem mesmo podemos discutir o amor, a alegria e a paz na sua plenitude, quão maior será a nossa limitação ao discutirmos a presença de Deus ou a localização do inferno?
Interpelado sobre a localização exata do céu e do inferno, um idoso e sábio pastor respondeu:
"O céu fica no final de uma

vida com Deus, e o inferno no final de uma vida sem Deus".

IV. UM INFERNO SEM FOGO

O fogo do inferno não é literalA linguagem "fogo" é figurada. "Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno" (Mateus 5:22).
A parte final desse versículo diz: "... será réu do fogo do inferno".
Esse fogo deve ser entendido de modo literal? NÃO.
Trata-se de linguagem figurada.
Entre outros significados, nas Escrituras, a palavra "fogo" é sinônimo de castigo, juízo ou punição.

a.) Assim foi com Sodoma e Gomorra, destruida pelo fogo: "Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra" (Gênesis 19:24).
Nessa passagem, tanto o juízo quanto o fogo são entendidos de modo literal.

b.) "...e que toda a sua terra é enxofre e sal e abrasamento, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma, assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o Senhor destruiu na sua ira e no seu furor" (Deuteronômio 29:23).
Observamos, analisando os capítulos anteriores, que caso o povo israelita se mantivesse fiel a Deus, ELE o abençoaria; caso contrário, Deus enviaria enxofre e fogo do céu sobre eles.

Entretanto, Deus nunca enviou fogo sobre a nação israelita, nem a A Terra da Promessa se tornou sal (literalmente falando).
A explicação vem no fraseado "...de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma..."; ou seja, eles não teriam colheita alguma pois a terra não mais produziria para eles.
Trata-se, aqui, de um fogo e enxofre metafórico, significando "seca" ou "não produtividade de suas terras", mas com um cumprimento real.Assim é que apesar da linguagem figurada, esta descreve um terrível banimento da presença de Deus e de seu Cristo.

Nenhum comentário: